quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividades físicas eventuais e sem acompanhamento médico pode trazer problemas para saúde

As atividades físicas tem que ser vistas como uma arma terapêutica, ou seja, elas combatem e previnem doenças, mas não é o que temos observado por aí. Pesquisas realizadas com seis milhões de membros de academias nos EUA, durante dois anos, constataram 66 mortes e desse total, mais de 70% exercitava-se somente uma vez por semana e tinham algum antecedente cardiológico não controlado. 


O mesmo risco pode ocorrer nas atividades físicas intensas (maratona, triatlo etc) de quem tem histórico de doenças cardíacas, pois essas pessoas, obrigatoriamente, devem fazer acompanhamento médico especializado com exames regulares, para que o exercício não seja danoso. Numa condição dessas, o melhor a fazer são atividades físicas como caminhadas leves ou moderadas.
Segundo o cardiologista Radi Macruz as atividades devem ser regulares e quando não houver essa possibilidade o exercício deve ser moderado. “O ideal é que o exercício seja feito pelo menos três vezes por semana, mas na impossibilidade deve-se pelo menos fazer caminhadas leves durante a semana para se ter um condicionamento mínimo para o exercício de final de semana. Antes do exercício deve-se alongar e aquecer. Durante o exercício discipline-se a tomar água continuamente”, explica o cardiologista.
Dr. Macruz ressaltou, porém, que praticar atividades físicas mais do que cinco vezes por semana, não traz mais benefícios e pode aumentar a tendinite e a lesão no joelho. Outra polêmica levantada é a do alongamento. O médico aconselha a todos fazer um alongamento todos os dias ao se levantar de 10 a 15 minutos. “Isso diminui as chances de distensão muscular”. E reprovou ainda o uso de antiinflamatórios antes das atividades. “Você não sentirá dor, mas forçará seu músculo e provocará uma lesão”.

Na opinião do administrador e atleta de final de semana esclarece: “ Eu tenho por hábito fazer os alongamentos antes dos jogos de uma forma mais padronizada, com uma sequência de movimentos repetitivos, tentando alongar e aquecer alguns músculos que são bastante usados. Eventualmente, também faço um pouco de alongamento no final do jogo, mas de forma mais branda na intenção de causar um relaxamento aos músculos envolvidos”.

De uma maneira geral, devemos treinar com consciência e cuidado. Se dispusermos a malhar apenas aos finais de semana se planejar para um bom alongamento, caminhadas leves e moderadas e não se esquecer de obedecer aos limites do seu corpo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes